Post Thumb

    O ano de 2017 foi marcado com um evento muito importante na área da astronomia. Foi o fim de uma das mais solenes missões espaciais. Em setembro daquele ano, a sonda espacial Cassini-Huygens encerrava a sua trajetória tão notável. Como já diria Chapolim, “Sigam-me os bons” (Não contavam com minha astúcia, não é mesmo?). Vamos fazer uma pequena lista de questões e respostas sobre Cassini-Huygens:

 

à O que é uma missão espacial?

- Uma missão espacial pode ser definida como um conjunto de ações voltadas para a exploração e busca de conhecimento do espaço e dos corpos celestes.

 

à Por que ela se chama Cassini-Huygens?

- A sonda espacial era composta principalmente de dois elementos: o orbitador Cassini e a sonda Huygens. Assim:

Casssini, em homenagem ao astrônomo Jean-Dominique Cassini, que descobriu uma divisão nos anéis de Saturno e também outros satélites do planeta;

Huygens: em homenagem a Christiaan Huygens, astrônomo que observou pela primeira vez Titã, o maior satélite de Saturno.

 

à Qual era o objetivo da sonda?

- A sonda foi enviada com vários objetivos, dentre eles, estudar melhor o comportamento dos anéis, estudar a composição química e a história geológica dos satélites de Saturno, obter novas informações sobre Titã e estudar o comportamento dinâmico das nuvens do planeta.

 

à E quais foram as principais descobertas?

- Foram mais de 600 GB de dados coletados pela sonda durante seus quase 20 anos de missão, mas as principais descobertas foram:

·     • A descoberta de um furacão no polo sul do planeta

·       • A descoberta de lagos de hidrocarbonetos em Titã

·     • Descoberta de plumas de vapor e água em outro satélite natural de Saturno, Encélado, o que indica a presença de agua subterrânea. Além da presença de uma tênue atmosfera.

·              • Descoberta de novos satélites de Saturno

·            • Não bastando tudo isso, seus dados ajudaram a melhorar a precisão da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, por meio dos resultados de uma experiência científica bolada décadas antes, durante o projeto de desenvolvimento da sonda.

 

à Qual foi o investimento total nessa missão?

- Não é possível saber ao certo. No entanto, estima-se que foram gastos mais de 3 bilhões de dólares para essa missão espacial ser realizada.

 

à Como foi o fim de Cassini?

- A nave ficou sem combustível. Portanto, era inevitável a “morte” dessa sonda. Por isso, os cientistas optaram por realizar uma espécie de suicídio, um mergulho final para a tão querida Cassini, de modo que, no fim, ela se tornasse parte do planeta que tanto estudou (poético, não?). Poético e histórico. No dia 12 de setembro de 2017 Cassini realizou o movimento de afastamento com relação a Saturno, durante três dias, para então iniciar o seu mergulho em direção ao planeta, sendo acelerada a velocidades altíssimas e entrando em combustão,  desintegrando-se e se tornando parte da atmosfera gasosa do planeta. Durante toda o processo de queda de Cassini, dados ainda foram sendo enviados para a Terra, de modo que fossem aproveitados todos os esforços da sonda. A última mensagem de Cassini chegou no dia 15 de setembro do ano de 2017.