Post Thumb

Com certeza você já conhece o assunto de hoje. Sem dúvida alguma você já se deparou com esse termo pelo menos uma vez na vida. O sistema solar é indubitavelmente o sistema planetário mais conhecido por todos, e não é à toa: é nele que está o nosso querido planeta Terra, também chamado por muitos de nossa casa.

Todas as órbitas (diretamente, como a Terra ou indiretamente, como o caso da Lua) do nosso sistema se dão em torno de uma conhecida estrela, aquela mais próxima de nós, a mais brilhante do céu, aquela que é indispensável para a vida e para os bronzeados no verão, o Sol. Já ouvimos falar dos planetas e luas que compõem essas órbitas. Mas até onde vai o sistema solar?

Podemos dizer que o sistema solar compreende todos os objetos que estão sob o domínio gravitacional do Sol, e isso vai muito além dos planetas e luas já conhecidos. Também fazem parte desse grande abraço gravitacional, cometas, asteroides, planetas anões e outros corpos celestes, tais como os meteoroides. É interessante notar, que só o Sol, é responsável por mais de 99,85% da massa total do sistema solar, e todo o resto, incluindo todos os 8 planetas, correspondem a menos de 0.15% da massa total!

O sistema solar se formou há aproximadamente 4.6 bilhões de anos, por meio do colapso gravitacional de uma gigantesca nuvem de poeira cósmica. A partir de um certo instante na história do sistema solar, a maior parte desse material se concentrou no centro da nuvem, inicialmente formando o Sol. O restante da matéria se tornou plana e achatada, como "um disco de vinil planetário", onde foram formadas todas as outras componentes desse sistema, incluindo os planetas.

            As principais componentes do sistema solar são:

§  O Sol: a estrela central do sistema;

§  Os Planetas: que são subdivididos em 3 grupos:

- Planetas Telúricos ou Terrestres: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte;

- Planetas Gasosos ou Jovianos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno;

- Planetas Anões: Plutão, Ceres, Haumea, Makemake e Eris;

§  Satélites Planetários: Existem mais de 170, mas com certeza o mais conhecido de todos é a Lua, que orbita a Terra;

§  Cinturão de Asteroides: contido entre a órbita de Marte e Júpiter, contém mais de 1 milhão de corpos com mais de 1 km de diâmetro. Já existiu uma teoria de que esse cinturão seria proveninente dos destroços de um planeta do sistema solar que orbiatava entre Marte e Júpiter, mas a hipótese foi descartada, pois a soma da massa total de todos os asteroides do cinturão é insuficiente para formar um planeta;

§  Cometas: se dividem em 3 categorias:

- Curto Período: Período de revolução menor que 200 anos;

- Longo Período: Período de revolução maior que 200 anos;

- Novos: provém da Nuvem de Oort (essa nuvem demarcaria o limite do sistema solar);

§  Meteoroides.