Post Thumb

Temporada de furacões no Atlântico Norte traz rara formação de três furacões concomitantes (Fonte da foto: Weather)

Nomenclatura dos ciclones do tipo furacão

Imagem de alguns furacões do Atlântico Norte já batizados na temporada 2018.

Inicialmente, deve-se reconhecer que ciclones atmosféricos da categoria de furacões, ciclones e tufões, apesar de terem nomes distintos, representam o mesmo fenômeno meteorológico. Essa diferença na nomenclatura existe pelo fato desses fenômenos ocorrerem em lugares distintos do planeta.

Denominações:

  • Os furacões (em inglês hurricanes) são assim denominados no Oceano Atlântico e no leste do Oceano Pacífico.

  • Os ciclones tropicais são assim denominados quando ocorrem no sudoeste do Oceano Índico. Mais especificamente, as tempestades ciclônicas severas são do norte e os ciclones tropicais severos são do sudeste do Oceano Índico e do sudoeste do Pacífico. São, assim, denominados, de forma geral, como ciclones.

  • Os tufões são assim denominados quando esses cilclones tropicais ocorrem no noroeste do Pacífico.

Figura mostrando os lugares que se denominam furacões (amarelo), ciclones (vermelho) e tufões (verde). (Legendas em Inglês).

No Atlântico Norte, os furacões são nomeados quando a intensidade dos ventos atinge 62 km/h. O nome que se coloca é obtido de uma lista de 126 nomes, organizada por um comitê internacional da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Esta lista, renovada anualmente, contém metade dos nomes de batismo no gênero feminino e metade, masculino. Os mesmos nomes são reintroduzidos a cada ciclo de 6 anos. Os 126 nomes, normalmente, não são utilizados, mas quando  se ultrapassa essa quantidade colocam-se letras gregas, como Alfa, Beta entre outros.

Quando há um furacão que causou muitos danos e morte, o nome é retirado da lista e não volta a ser usado em outros furacões. Exemplos disso são o Dennis, Katrina, Rita, Wilma e Stan.

Abaixo alguns nomes que podem ser usados:

Tabela de alguns nomes para  furacões do Atlântico Norte.

Em outros locais, como Oceano Pacífico ou Oceano índico, ocorre de maneira semelhante para a configuração dos nomes. Assim, em cada região tem-se nomes diferentes, que costumam ser da cultura do local, nomes que a população reconheça e possa lembrar.

 

 

Referências:

https://public.wmo.int/en/About-us/FAQs/faqs-tropical-cyclones/tropical-cyclone-naming

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/como-sao-escolhidos-os-nomes-dos-furacoes-tufoes.htm

 

https://www.climatempo.com.br/noticia/2018/09/10/tres-furacoes-estao-ativos-ao-mesmo-tempo-no-atlantico-5743