Post Thumb

Sabemos que no nosso cotidiano a meteorologia não é sempre igual todos os dias, não é verdade?! Contudo, embora existam essas diferenças diárias, um ano é dividido em quatro estações climatológicas que, como você bem sabe, são: primavera, verão, outono e inverno. Mas, você já parou para pensar a razão pela qual é feita essa divisão?

Bom, para entendermos isso, precisamos saber duas coisas importantes sobre astronomia de posição:

1.    a primeira, é que a Terra realiza a translação, que é o movimento com duração de um ano do nosso planeta em órbita elíptica (uma elipse) em torno do Sol;

2.    a segunda, é que o eixo de rotação do nosso planeta possui uma inclinação de aproximadamente 23,5° em relação ao plano tangente à órbita em que ele translada. Veja na figura acima a inclinação da Terra em relação ao plano de translação.

 

É por causa desses dois motivos astronômicos que o ano é dividido em quatro estações. Enquanto a Terra realiza o seu movimento translacional ao redor do sol, os raios solares atingem o nosso planeta de forma distinta nos hemisférios devido à inclinação que o nosso planeta possui. E é essa diferença de incidência de energia solar que caracteriza cada estação climatológica. Por exemplo, no inverno é quando ocorre menor incidência de raios solares em cada hemisfério. No verão, essa incidência de energia é maior. E nunca esqueça que, enquanto aqui no Hemisfério Sul é verão, no Hemisfério Norte é inverno. Quando aqui é primavera, lá é outono. E assim por diante para as quatro estações.

Além disso, em cada estação a duração do dia e da noite não é sempre a mesma: no outono e na primavera o dia e a noite têm a mesma duração em horas; já no verão, o dia é mais longo, enquanto que, no inverno, o dia é mais curto que a noite.