Post Thumb

O que são as Zonas Climáticas, afinal? 

 

As Zonas Climáticas referem-se a subdivisões imaginárias do Planeta Terra, baseadas no clima, elaboradas de maneira geral e abrangente. Levam em consideração fatores como a temperatura e a precipitação média. Contudo, diversos outros fatores podem ser usados para determinar uma zona climática, como por exemplo condições meteorológicas, como nebulosidade e vento, bem como o clima circundante e outros. 

O que condiciona a existência das zonas climáticas é o fato de o planeta Terra receber constantemente luz do Sol, ou seja, calor, de maneira desigual, a depender da latitude, devido ao seu eixo de inclinação no espaço em relação ao Sol. Por conta disso, a radiação solar acaba atingindo o solo em diferentes partes da terra com diferentes ângulos, fazendo com que algumas partes recebam mais luz e calor que outras. 

Há várias maneiras de classificar as zonas climáticas globais e uma ampla gama de usos para essas informações. A divisão mais simples de todas, conta com apenas três zonas climáticas. São elas:  

 

Zona Intertropical: Encontra-se na região entre o Equador e os trópicos de Câncer e Capricórnio. Nessa faixa de latitudes, a radiação solar atinge o solo quase verticalmente ao meio-dia, ao longo do ano, e por isso a temperatura média nessa região costuma ser alta. Em consequência das altas temperaturas, mais água evapora dos rios e mares, fazendo com que ar seja mais úmido. Surpreendentemente, as temperaturas médias não são tão extremas, ficando em torno de 25 a 35 °C. Os meses mais quentes são aproximadamente três graus quentes mais do que os mais frios do ano. Como essas regiões estão tão próximas do Equador, a duração do dia e da noite pouco varia ao longo do ano. 

 

Zona Temperada: Encontra-se na região entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico no Hemisfério Sul, e o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico no Hemisfério Norte. Aqui, a radiação solar é maior durante o verão e menor durante o inverno, por conta da inclinação do eixo da Terra, além de ser uma região menos úmida, o que potencializa o efeito de ganhos (do Sol) e perdas (para o espaço) de radiação. Como resultado, as quatro estações do ano são bem definidas, cada qual com suas características marcantes.  

 

Zona Polar: Encontram-se nas extremidades latitudinais do planeta, junto aos polos sul e norte. Recebem menos calor através da radiação solar, uma vez que o Sol tem um ângulo muito plano em relação ao solo. Por conta dos solstícios, durante parte do ano, é totalmente noite nessas áreas, o que contribui para diminuir ainda mais as médias de temperatura. As temperaturas do inverno podem ficar abaixo de -70 °C nas regiões mais frias, enquanto os verões variam de alguns graus abaixo do zero. 

 

 

 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Zonas Climáticas. Jovem Explorador, 22 abr. 2021. Disponível em: . 

 

 

 

 

Fontes consultadas:   

As Zonas Climáticas da Terra: Entenda a Incidência Solar. Blog do Enem. Disponível em: climaticas-terra-geografia/>. Acesso em: 13 abr. 2021. 

AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia dos Trópicos. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1991.  

FREITAS, Eduardo de. Zonas térmicas da Terra. Brasil Escola. Disponível em: Acesso em: 18 abr. 2021. 

.