Post Thumb

- O que causa a chuva ácida

O dióxido de enxofre (SO2) é o maior responsável pelo aumento na acidez da chuva, pois, a partir dele e de reações químicas com outros elementos também presentes na atmosfera, outros ácidos nocivos podem ser formados. Quando oxidado, o SO2 forma o trióxido de enxofre (SO3). Este, por sua vez, quando em contato com a água da chuva, forma o ácido sulfúrico (H2SO4).

Este principal causador da chuva ácida é produzido através da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, carvão e óleo diesel, ou seja, a partir de poluentes que são facilmente encontrados na liberação de chaminés de indústrias e na saída de escapamentos de carro.

 

 

- Consequências

            A inalação de SO2 pode ocasionar a formação de ácidos no corpo humano, provocando tanto incômodos respiratórios quanto problemas irreversíveis no pulmão e diminuição da resistência do organismo a infecções.

           

Além dos efeitos nocivos ao homem, a chuva ácida também causa danos ao meio ambiente. O excesso de acidez na chuva pode provocar a acidificação de lagos, prejudicando e até matando espécies de peixes, plantas, insetos e outros animais que vivem no seu entorno, causando um desequilíbrio ambiental.

O solo também pode ser acidificado por tal chuva, ficando improdutivo e mais suscetível à erosão, diminuindo a cobertura vegetal da área afetada e podendo intoxicar a vida aquática por conta da lixiviação.

E, como se não bastasse, as consequências afetam também estruturas e monumentos. 

Vale ressaltar que este problema tem se acentuado, em geral, em regiões onde o crescimento industrial se dá de forma desregulada, agredindo o meio ambiente.