Post Thumb

Na antiguidade, em uma região conhecida como Magnésia, já havia o conhecimento de rochas que atraiam outras. Essas rochas são chamadas de magnetita e são verdadeiros ímãs naturais capazes de atrair materiais de ferro. A primeira utilização relatada do campo magnético da Terra se deu quando os chineses inventaram a bússola.

Com a aplicação das teorias de Carl Friedrich Gauss às ideias sobre magnetismo, mostrou-se que o campo da Terra possui origem interna, e não externa. Porém, hoje, sabe-se da existência de uma componente externa muito pequena, mas significativa.

Foi convencionado pela Física que as linhas de campo saem do polo norte e entram no polo sul magnético, e por esse motivo o polo norte magnético (de onde saem as linhas de campo) se encontram no Hemisfério Sul, enquanto que o polo sul magnético (no qual as linhas de campo adentram) localiza-se no Hemisfério Norte. No entanto, em geofísica, adota-se que o polo sul magnético é o que está próximo ao polo sul geográfico, e o mesmo se aplica ao polo norte.

De forma análoga ao processo que se pode gerar corrente elétrica por um ímã quando em movimento, campos magnéticos também podem ser produzidos devido à mobilidade de cargas elétricas. Logo, é suposto que haja correntes elétricas induzidas no núcleo externo terrestre que produz o campo magnético. Com o fluxo de fluidos (composto principalmente de ferro líquido) em rotação, devido à rotação da Terra e a uma força inercial (denominada Coriolis) que alinham as correntes elétricas em colunas, pode-se formular a hipótese da existência do dínamo terrestre, que, essencialmente, explicaria como a Terra gera seu campo magnético.

 

Curiosidade:

O surgimento de auroras é um indício da existência de um campo magnético em um astro. Alguns planetas perderam sua capacidade de produzir campo magnético, como é o caso de Marte, que possui um campo muito fraco e propicia a entrada de maior radiação em sua superfície e a “erosão” de sua atmosfera.

Observações:

Um dínamo é um aparelho que transforma energia mecânica em energia elétrica, e é encontrado, por exemplo, em bicicletas, fazendo seus faróis e lanternas ascenderem conforme o ciclista pedala.

O campo magnético é mais intenso nos polos devido à maior concentração de linhas de campo.

 

Fontes:

http://www.iag.usp.br/~agg110/moddata/GEOMAGNETISMO/AGG0110terceiraaula2016.pdf

https://vistoenlaweb.org/2012/10/02/los-cientificos-anuncian-que-la-tierra-esta-sufriendo-un-desplazamiento-de-los-polos-en-la-actualidad/

https://www.quora.com/When-heated-above-176%C2%B0-Fahrenheit-80%C2%B0-Celsius-magnets-will-quickly-lose-their-magnetic-properties-If-this-is-so-how-is-earths-iron-core-a-magnet