Post Thumb

A palavra geologia provém de dois vocábulos gregos: “geo” que significa Terra e “logos” que significa estudo. Portanto, de modo geral, a geologia é a ciência que estuda o planeta Terra. Mas, com certeza, não é tão simples de ser definida.

Para começarmos a entender a geologia, precisamos descobrir o significado mais profundo da palavra ciência. Podemos definir a ciência como o conhecimento sistematizado de um determinado assunto, que representa a sabedoria adquirida com o tempo, através da prática e de estudos mais elaborados. Dessa forma a geologia surgiu, com o intuito de responder diversas perguntas que apareciam com os avanços dos estudos: Qual a origem do planeta? Quantos anos ele têm? Qual sua composição? Qual a relação entre tudo que forma a Terra?

Questões como essas que fizeram com que estudiosos se interessassem pela geologia e seu desenvolvimento como uma ciência. O profissional que estuda geologia, é o geólogo, e alguns deles, ficaram muito famosos pelos seus feitos pela ciência. Charles Darwin, por exemplo, famoso por ser um biólogo naturalista que definiu a evolução por meio da seleção natural, era também, um geólogo. Harrison Schmitt, geólogo norte americano, foi o único astronauta, que não era piloto ou engenheiro, a pisar na lua.

A geologia é interligada com diversas outras áreas das ciências, como a física, a química, e a matemática, completando a área das geociências, com a biologia, a geografia, a oceanografia e a meteorologia, por exemplo. Além disso, ela está constantemente no seu dia a dia. Desde o ferro, um minério estudado pela geologia e usado na sua casa, passando pelos túneis nas ruas, que foram construídos a partir de estudos geológicos, até o plástico usado em algum objeto, tudo passou, em algum momento, pelos cuidados de um geólogo. Até mesmo os estudos de eventos mais raros, como terremotos e erupções de vulcões, podem ser estudados pela geologia.

Se ainda assim você se pergunta: o que faz um geólogo?

Pense que ele é como um detetive, que utilizando-se de pistas encontradas na superfície do planeta e de métodos específicos que podem investigar o interior da Terra, tenta reconstruir o passado, buscando recursos minerais, recursos energéticos e, até mesmo, água subterrânea.

Uma ciência tão ampla como essa, com certeza nos dá diversos assuntos para conversarmos um pouco mais.