Post Thumb

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma porta-voz conhecida sobre o problema das mudanças climáticas e aquecimento global. Em muitas postagens no site do Jovem Explorador, a ONU e seus projetos foram citados como exemplos de iniciativas de conscientização e monitoramento de dados de diversos países, como um esforço global que transcende fronteiras dos países para o bem comum da humanidade.

No entanto, o papel da ONU vai muito além da elaboração de projetos, grupos de pesquisa e relatórios. Não apenas há a produção de dados e sua divulgação para o público em geral, mas a apresentação para os líderes mundiais. Por isso, as famosas Conferências Climáticas (COP), que chega à 28ª edição no ano de 2023, são de extrema importância. Nestas conferências, são estabelecidos estratégias e acordos para reduzir a emissão de gases do efeito estufa entre os países membros.

De modo geral, a prioridade da ONU com relação às mudanças climáticas também pode ser vista em sua Agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta espécie de plano global com metas que todos os países membros devem buscar seguir, o 13º objetivo descreve a necessidade de “Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos" e "Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países.”.

 

 

Como referenciar este conteúdo:

BRAZ, Laura H. T. A crise climática do ponto de vista da ONU. Jovem Explorador, 24 ago. 2023. Disponível em: . 

 

 

Fontes consultadas:  

OBJETIVO de Desenvolvimento Sustentável – 13. Nações Unidas Brasil. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 23.