Post Thumb

Quais são as consequências da erosão?

 

O aumento e intensidade dos processos erosivos podem acontecer naturalmente ou por meio da ação do ser humano. O desmatamento descontrolado para agricultura sem a devida diligência, os incêndios, o desenvolvimento urbano descontrolado são, na maioria dos casos, as principais causas da erosão do solo. Na natureza, através do intemperismo (processo responsável por causar a sedimentação de rochas), a erosão, além de transformar as rochas, atinge, principalmente, o solo.   

Em algumas regiões, os processos de erosão são importantes para a dinâmica ambiental e restauração do solo, uma vez que os sedimentos se deslocam para outras áreas, transferindo partículas do solo fértil para outro ponto, contribuindo para a progressão natural da localização. No entanto, algumas erosões afetam o ritmo da natureza, quando são causadas principalmente por atividades antrópicas. Seja por atividade natural ou antrópica, são consequências da erosão:  

Deslizamentos de terra: em grandes cidades com terreno montanhoso, a partir das chuvas contínuas. Esses deslizamentos ocorrem principalmente em áreas onde a vegetação natural foi removida, para a construção de casas, já que o solo fica mais desprotegido das chuvas fortes. 

Assoreamento: sério problema ambiental devido à erosão das margens dos rios à medida que a floresta de várzea (nas margens dos rios) diminui. Quando a ação humana remove a vegetação ao redor de rios, a erosão age com mais intensidade, levando parte da margem para dentro do rio, acumulando sedimentos no leito do mesmo. O assoreamento é capaz de secar vários cursos d'água, ao reduzir sua profundidade. 

Agravamento de enchentes: ocorre em conjunto com o processo de assoreamento, uma vez que as margens dos rios diminuem, possibilitando que a água transborde mais facilmente.   

Infertilidade do solo e perda de biodiversidade nos rios: os deslizamentos de terra podem cobrir o solo fértil com materiais secos, transportando também, sedimentos para as águas dos rios mais próximos, contribuindo com o assoreamento. Assim, além de paisagens menos férteis, pois gradualmente o solo perde os nutrientes necessários para as plantações na agricultura, a erosão provoca a morte da fauna e da flora do fundo de rios e lagos por soterramento e turvação das águas - dificultando a fotossíntese das algas à luz solar, necessária para a limpeza e oxigenação das águas. 

Introdução de químicos na água de rios e lagos: quando a erosão atinge uma área de cultivo, o deslizamento de terra é capaz de transportar pesticidas e fertilizantes para corpos d'água próximos atingidos.  

 

 
 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Consequências da Erosão do Solo Jovem Explorador, 20 ago. 2021. Disponível em: <http://www.jovemexplorador.iag.usp.br/?p=blog_consequencias-da-erosao>. 

 

 

 

Fontes consultadas:   

CURADO, Adriano. Erosão: o que é, o que causa, tipos e as consequências. Conhecimento Científico. Disponível em: . Acesso em: 20 de ago. de 2021.   

RIBEIRO, Pablo Lacerda. Erosão do solo: causas, consequências e como evitar que aconteça. Instituto Agro, 24 de abr. 2019. Disponível em: erosao-do-solo/> Acesso em: 19 de ago. 2021.  

Quais as Consequências da Erosão Para o Solo?. Sitio da Mata, 2 de out. 2018. Disponível em: consequencias-da-erosao-para-o-solo/>. Acesso em: 20 de ago. 2021.