Post Thumb

Você sabe a diferença entre aquecimento global e efeito estufa?

 

 
  • O aquecimento global se refere ao aumento da temperatura média da atmosfera terrestre e dos oceanos, que vem ocorrendo durante os últimos anos, gerando consequências para a flora e a fauna, além de impactar em setores importantes referentes à alimentação, como o agronegócio. 

    O aquecimento do planeta se deve ao efeito estufa, fenômeno descrito pela primeira vez em 1859 pelo cientista John Tyndall. Trata-se do bloqueio de parte do calor emitido pelo Sol e seu “aprisionamento” no Sistema Terrestre, causando o aumento da temperatura média do planeta. A temperatura média da Terra nos últimos séculos (+15 °C) permite o desenvolvimento da vida em larga escala no planeta. Sem o efeito estuda natural causado pela presença da atmosfera terrestre, a temperatura média da Terra seria de aproximadamente -18 °C (uma diferença de +33 °C)!  

    O aquecimento global é dos maiores problemas da Terra atualmente, e tem efeitos potencialmente devastadores, incluindo efeitos imediatos para a saúde. Embora o efeito estufa seja um processo natural, o mesmo é potencializado pelo aumento das emissões antrópicas (que se refere às atividades do Homem) de gases de efeito estufa. Portanto, o aquecimento global é um processo que resulta da intensificação do efeito estufa. 

    Dados coletados por cientistas associados ao IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) confirmam que o final do século 20, devido às consequências ambientais das revoluções industriais, foi o período mais quente desde o final da última idade do gelo, com um aumento médio das temperaturas em todo o planeta de 0,7 °C. Isso se intensificou ainda mais no período pós-industrial que estamos vivendo, a partir do aumento da combustão de combustíveis fósseis e o crescimento populacional e, portanto, do consumo e da produção. 

    Alguns dados indicam que já chegamos no aquecimento de 1 °C na temperatura média da Terra. Para os cientistas da ONU, que revisaram mais de 6.000 estudos, estamos muito próximos de atingir 1,5 °C ou mesmo 2 °C de aquecimento nessa primeira metade do século. Este é o nível mínimo de segurança para nosso modo de vida em nosso planeta. Uma medida possível para amenizar esse aquecimento global acelerado seria reduzir pela metade as emissões dos gases que aquecem o planeta nos próximos anos vindouros, além de absorver parte do carbono que já está na atmosfera. 

    As principais causas do aquecimento global para a maioria dos cientistas estão relacionadas às práticas humanas insustentáveis, ou seja, aquelas que não garantem a existência de recursos e meio ambiente para as gerações futuras. Assim, formas de degradação ambiental como poluição, queimadas e o desmatamento estariam incluídas na lista dos principais contribuintes desse problema climático. 

    Convém também mencionar: 

    → Mudanças na composição da fauna e da flora em todo o planeta; 

    → Grandes quantidades de gelo que derretem nas regiões polares, fazendo com que o nível do mar suba. Isso pode levar à inundação de cidades costeiras, forçando as pessoas a migrar; 

    → Aumento do número de desastres naturais como inundações, tempestades e furacões; 

    → Extinção de espécies; 

    → Desertificação de áreas naturais;  

    → As secas podem ser mais frequentes;   

     

    Por fim, chama a atenção que as mudanças climáticas não naturais podem afetar a produção de alimentos à medida que elas podem alterar as características climáticas em áreas de produção agrícola.

 

 

 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Aquecimento Global e o Efeito Estufa. Jovem Explorador, 17 mai. 2021. Disponível em: blog_aquecimento-global>. 

 

 

 

Fontes consultadas:   

GERHARDT, Rodrigo. Ou Agimos Agora ou Será Tarde Demais. Greenpeace. Disponível em: sera-tarde-demais/>. Acesso em: 23 abr. 2021.   

Aquecimento Global. Brasil Escola. Disponível em: Acesso em: 27 abr. 2021.