Post Thumb

Você já deve ter ouvido falar das fortes chuvas com inundações na Índia. A este período muito chuvoso se dá o nome de chuva de monções. Além desse período chuvoso, a Índia sofre com os longos períodos secos após as chuvas de monções. A esse ciclo de longos períodos chuvosos e secos que ocorrem durante um ano se dá o nome de Regime de Monções. Apesar de serem mais famosas pelas fortes chuvas na península indiana, as monções ocorrem praticamente em todos os continentes.

Monções são ventos sazonais, que mudam de direção predominante conforme as estações. Esse sistema ocorre devido ao aquecimento diferencial entre as regiões continentais e oceânicas. Aqui na América do Sul, as monções causam, em predominância, verões chuvosos e invernos secos. Em boa parte do Brasil, o verão é a estação chuvosa: o ar úmido e quente carregado pelos ventos se dá no sentido do oceano para o continente. Na  estação seca e fria do inverno os ventos são predominantemente no sentido contrário: do continente para o oceano.

A ocorrência anual das monções localiza-se principalmente sobre áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais da Ásia, Austrália, oeste da África e nas Américas.

Na figura 1, referente ao verão no Hemisfério Sul, obseva-se na costa leste da América do Sul e próximo ao equador da Terra, o sentido oceano para continente dos ventos (flechas vermelhas). Este é o padrão típico de monções de verão na América do Sul. Na mesma figura, no Hemisfério Norte, onde ocorre o inverno, na costa oeste da África (acima da linha do equador, que marca a latitude de 0º) e na parte sul da Ásia, observa-se o sentido continente para oceano dos ventos, padrão típico de monções de inverno (marcado por ausência de chuvas).

Na figura 2, observa-se sobre a Ásia e costa oeste da África ventos no sentido oceano para continente, que marca o padrão de monções de verão (chuvoso).