Post Thumb

Você já parou para pensar por que o pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo?

 

Na natureza, existem diversos tipos de rochas, como as metamórficas (por exemplo o mármore, formado em altas temperaturas e pressões), as ígneas (como o granito, formado a partir do resfriamento do magma) e as sedimentares (como o calcário, formado a partir de fragmentos de conchas que se aglomeraram ao longo de milhões de anos no solo dos oceanos). A ação da chuva, vento e rios fazem com que as rochas se desgastem ao longo do tempo, ocorrendo o intemperismo das rochas. Assim, elas vão se desgastando, ou seja, se desfazendo e virando grãos. os quais chamamos de sedimentos, como por exemplo a areia da praia, que são transportados de um lugar a outro pela ação do vento.  

Algumas rochas se desgastam mais facilmente que outras no processo intempérico, por serem menos resistentes. Isso tem a ver com sua composição mineral (lembrando que as rochas são compostas por dois ou mais tipos de minerais).  

O Pico do Jaraguá é composto de uma das rochas mais resistentes que existem: o quartzito! Já as rochas presentes no entorno durante a formação do Pico eram bem menos resistentes, e por isso se desgastaram a ponto de desaparecerem, de maneira que sobrou de estrutura elevada apenas o Pico na região.  

Mas por que o quartzito é tão resistente? Primeiro, vamos pensar sobre como se forma esse tipo de rocha. A areia quando soterrada se transforma em uma rocha chamada arenito (a que existia no local, antes de se transformar no quartzito). O arenito é uma rocha chamada sedimentar, pois é formada pela compactação de sedimentos (os grãos que se desprendem das rochas conforme elas se desgastam). Portanto, ela não é resistente à chuva, ao vento e às mudanças climáticas. Mas, uma vez que o arenito é submetido a maior pressão e temperatura, ele se compacta mais e se transforma em uma rocha metamórfica resistente, que é o quartzito!  

O nome quartzito vem do principal mineral que compõe essa rocha, o quartzo, um dos minerais resisistentes, um dos mais duros da Escala de Mohs (tem dureza número 7, em uma escala de 1 a 10), e que se forma mais perto da superfície terrestre de acordo com a Série de Bowen, ou seja, é mais "acostumado" com a temperatura ambiente do que os minerais formados em maior profundidade e temperatura, os quais são bem instáveis, ou seja, tornam-se "fracos" ao chegar à superfície. 

Para saber mais, veja os tópicos específicos sobre intemperismos e Série de Bowen. 

 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Pico do Jaraguá: O ponto mais alto de São Paulo. Jovem Explorador, 30 set. 2021. Disponível em: blog_pico-jaragua>. 

 

 

 

Fontes consultadas:   

PRESS, F.; GROTZINGER, J.; SIEVER, R.; JORDAN, T. H. Para Entender a Terra. Tradução: MENEGAT, R. (coord.). 4a edição. Porto Alegre: Bookman, 2006.