Post Thumb

Você já ouviu falar de energia maremotriz?

 

A energia maremotriz é uma forma de produção de energia proveniente da movimentação das águas dos oceanos, resultado do movimento natural das marés e de suas ondas. Os movimentos de translação e rotação e a constante aproximação e afastamento do Sol e da Lua, interferem nas marés (mudanças no nível do mar) por meio da força gravitacional, fazendo com que o volume de água em estado líquido sobre a superfície terrestre se movimente incessantemente. Esse movimento pode ser convertido em energia usando-se novas tecnologias. Há dois tipos de energia maremotriz que podem ser usados para obter uma conversão de um tipo de energia para energia elétrica:  

⇒ A partir da energia cinética das correntes (devido ao vai e vem das marés); 

⇒ A partir da energia potencial (pela diferença de altura entre as marés alta e baixa). 

A energia cinética do movimento ondular pode ser usada para acionar uma turbina. Já o movimento de subida/descida da onda pode ser utilizado para dar potência a um êmbolo que se move para cima e para baixo num cilindro. O êmbolo, então, coloca um gerador a funcionar.  

  

Entre as vantagens de usar esse tipo de energia, estão:   

→ A constância e previsibilidade da ocorrência das marés;  

→ O fato de as marés serem uma fonte inesgotável de energia;  

→ A sua fiabilidade;  

→ O fato de serem uma fonte de energia não poluente.  

 

 Já as possíveis desvantagens da produção de energia através das marés são:  

→ Os custos de instalação são bastante elevados;  

→ Só é produzida energia enquanto existir um desnível entre os níveis de água que se encontram nas partes superior e inferior do muro da barragem;  

→ Só podem ser instaladas centrais para a produção de electricidade a partir desta energia em locais que respondam às necessidades geomorfológicas necessárias para a mesma e que possuam um desnível entre marés bastante elevado (cerca de 5,5 m);  

→ A sua construção pode acarretar grandes impactos ambientais devido à criação de albufeira (lago formado por águas do mar).  

 

 

Como referenciar este conteúdo:  

SILVA, Carolina Nunes da. Energia Maremotriz. Jovem Explorador, 29 jan. 2022. Disponível em: <http://jovemexplorador.iag.usp.br/?p=energia-maremotriz>. 

 

 

 

Fontes consultadas:   

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira. Energia de Marés. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-das-mares.htm >. Acesso em: 3 de jan. 2022.  

 O que é energia maremotriz: como ela é gerada e onde existe no Brasil?. Esfera Blog, 19 de mar. 2021. Disponível em: <https://esferaenergia.com.br/blog/o-que-energia-maremotriz/>. Acesso em: 10 jan. 2022.  

 AZEVEDO, Julia. Energia Maremotriz. ECycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/energia-maremotriz/> Acesso em: 10 de jan. 2022.