Post Thumb

No último milênio observamos através dos dados, que estava ocorrendo uma tendência de resfriamento. Ou seja, as anomalias de temperatura estavam negativas. Anomalia é um termo climatológico, que significa o desvio de alguma variável meteorológica de seu valor normal (valor normal = média climatológica de longo prazo). A partir do século XX, temos anomalias positivas da temperatura. A causa dessa anomalia está ligada ao aumento da quantidade de gases do efeito estufa (efeito causado pelos gases, de retenção do calor dentro da atmosfera terrestre, ao invés desse calor escapar livremente para o espaço extraterrestre), causada por meio natural ou antropogênica (= gerada pelo Homem).

Há fortes evidências de que as anomalias positivas de temperatura observadas a partir de 1980 estão relacionadas com o aumento da concentração dos gases do efeito estufa. Os dados mostram o aumento de temperatura média do planeta Terra a partir da Revolução Industrial (meados do século XVIII). As ações antropogênicas aumentaram a concentração do CO2 na atmosfera, sendo este um dos principais gases do Efeito Estufa.

Outros fatores da variabilidade do clima: efeito retroativo de vapor d’água, que também aumenta a temperatura da atmosfera. Isto quer dizer que o vapor d'água também é um gás do efeito estufa (!!!); mecanismos de retroalimentação (feedback) proporcionado pelas nuvens, ou seja, dependendo do tipo de nuvens, pode haver resfriamento ou aquecimento da atmosfera; o albedo da neve é bem maior do que da água, sendo que albedo, é a porcentagem da radiação solar que é refletida por um objeto do sistema Terra-atmosfera; o derretimento do gelo em nível global tem grande efeito no balanço de energia do globo, pois ao invés de refletir a energia solar diretamente de volta ao espaço, a diminuição das capas de gelo/neve do globo produzirá maior absorção de radiação pleo planeta e, portanto, maior disponibilidade de energia para aquecer a atmosfera.

Note-se também que, há aproximadamente 12 mil anos, a Terra entrou no período inter-glacial, o qual dura até os dias atuais. Nesse período inter-glacial passamos por um momento de temperatura máxima há 6 mil anos e desde então a Terra vem resfriando gradualmente. A exceção é o aquecimento global atual pós Revolução Industrial, que vem originando discussões científicas acaloradas em todo o mundo.