Se os telejornais e outros meios de comunicação anunciam a chegada de uma frente fria, é melhor pegar o casaco e o guarda-chuva! Mas quem chega primeiro: a chuva ou o frio?

Antes de respondermos a essa pergunta, vamos definir alguns conceitos básicos, como massa de ar. Massa de ar é um grande volume de ar, que possui propriedades físicas, como temperatura, densidade e umidade, relativamente uniformes na horizontal e por centenas de quilômetros.

O que os meteorologistas chamam de frente é uma estreita região de interface entre duas massas de ar de diferentes características físicas, com largura engre 100e 200 km, e comprimento muito maior, que pode chegar a mais de 2000 km. Assim, uma frente pode se estender por centenas de quilômetros horizontalmente e por centenas de metros em altura.

As frentes são classificadas pelo movimento relativo que as massas de ar quente e frio envolvidas fazem entre si. Vamos explicar isso:

- Frente Fria é quando a massa de ar frio avança sob a massa de ar quente. Dissemos sob, porque a massa fria é mais densa e, assim, ela penetra por debaixo da massa de ar quente. Essa massa de ar frio força a massa de ar quente a se elevar verticalmente. Durante a elevação, dentro da massa de ar mais quente, que também contém mais umidade que a fria, começa a ocorrer condensação do vapor d'água (que é a umidade propriamente dita) e, em seguida, a formação de nuvens e, daí, precipitação.

- Frente Quente é o que os meteorologistas chamam quando a massa de ar quente avança sobre a massa de ar frio. Por ter densidade menor que a massa fria, a massa quente avança por cima do ar frio mais denso. Novamente, há formação de nuvens e precipitação.

- Há também a chamada Frente Oclusa, que é quando uma frente fria, em seu movimento horizontal, alcança e ultrapassa uma frente quente por completo. É como se as as frentes fria e quente disputassem uma corrida entre elas. Por questões físicas, a frente fria sempre se desloca mais rapidamentre que a frente quente. A região onde a frente fria encontra a frente quente é denominada de frente oclusa.

- Por fim, apresentamos a Frente Estacionária. É que, às vezes, não ocorre o avanço do ar frio nem o avanço do ar quente relativamente um ao outro. Dessa forma, na interface entre as duas massas de ar, tem-se uma frente estacionária.

Os meteorologistas previsores de tempo usam os seguintes símbolos para indicar cada tipo de frente nas suas cartas sinóticas de superfície:

Na persença de frentes frias e quentes, formam-se variados tipos de nuves. Eis os nomes de algumas delas e seus símbolos sinóticos:

Cb: Cúmulo-nimbo;

Cs: Cirro-estrato;

Ac: Alto-cúmulo;

Ci: Cirro.

Agora você já é capaz de responder à nossa pergunta inicial? Em casos de anúncio de entrada de frente fria pelos serviços meteorológicos, quem chega primeiro: a chuva ou o frio? Se você respondeu chuva, parabéns! A resposta está correta. Quando há uma frente fria passando numa região, geralmente primeiro ocorre a precipitação e algumas horas depois é que sentimos a temperatura cair. Se você não respondeu chuva, não se preocupe. Procure outro tema do Portal Jovem Explorador e continue a diversão.